quinta-feira, 18 de março de 2010

Saudades da minha infância


Hoje na rádio relembraram o famoso jogo praticado por milhares de miudas da minha geração: o elástico.
Posso garantir que eu e as minhas amigas passámos horas e horas a jogar elástico. "Mete mete, tira tira..." Com uma forma invejável, saltávamos, cruzávamos as pernas, faziamos mil e uma habilidades. Era certinho; tocava a campainha para o intervalo das aulas e corríamos para provar a nossa elasticidade.
E também me recordo do jogo da macaca, dos quadrados e do vai mosca.
Que saudades desses tempos...
Maravilhosos passatempos possíveis apenas com o chão de terra, uns rabiscos com um pau, ou um simples elástico usado na costura.
Hoje tenho pena que as crianças não saibam brincar assim. Não sabem jogar aos quadrados e nenhuma miuda se atreveria a levar um elástico branco na sacola (lembrei-me de repente desta palavra), daqueles com que se fazem as cuecas, para brincar no recreio.
Agora eles têm as PSP's, os MP4, os DVD's portáteis e os Magalhães.
Têm tudo e ao mesmo tempo não têm nada. Nada daquilo que nos fazia crianças felizes e saudáveis: o ar livre, as mãos sujas de lama, as pedras, as BMX, as casas nas árvores, a euforia, a alegria, o companheirismo. Recordações que jamais se irão apagar do nosso cantinho de criança.
O jogo do elástico... Ainda me estou a rir ao lembrar-me.
:-)

2 comentários:

A. disse...

O quanto eu adorava jogar ao elástico e saltar à corda. Que saudades desses tempos.
Hoje em dia já ninguém sabe brincar assim...

Victor Cardoso disse...

Não quer dizer que as crianças hoje também não sejam felizes com a sua realidade. Aliás penso que quando tiverem 30 ou 40 anos estarão a escrever posts assim, sobre a PSP, MP3, etc...
Uma coisa é certa, pelo menos no nosso tempo, os jogos faziam-nos mexer.