terça-feira, 1 de julho de 2008

Laranja





Estou a pintar a minha casa. Decidi pintar uma parede laranja!
Diz-se que as cores têm um significado e uma influência sobre o ser humano. Há cores alegres, cores tristes, cores optimistas e cores mais pessimistas, cores serenas e cores agressivas...
As cores têm o poder de atribuir a cada espaço um determinado ambiente tipo, um determinado simbologismo. Influenciam o nosso estado de espírito, a nossa imaginação, o nosso ânimo.
Não decidi pintar de laranja porque sabia o que significava essa cor. Nada disso. Foi sempre o laranja que tivemos em mente, nem sei bem porquê. Talvez por ser uma cor quente, que transmite conforto, bem-estar, acolhimento.
Hoje vim procurar o que de facto representa esta cor.
Eis o que encontrei:
LARANJA: cor quente, activa, muito energética, que significa movimento e espontaneidade. O laranja traz o vigor do vermelho e o amarelo do sol (espectacular!). Está relacionado com a prosperidade, a alegria, a coragem, a satisfação, o poder, a criatividade e a produtividade. Diz-se ainda que activa a intuição e o bem-estar.
Hummmmm....
Acho que fiz uma boa escolha. Que dizem?
Deixo-vos um desafio: se quisessem pintar uma parede da vossa casa (do quarto ou de outra divisão em que se sintam confortáveis), que cor escolheriam? E porquê essa cor?
Partilhem opiniões; quem sabe se tornam uma dica de decoração.

12 comentários:

Anónimo disse...

Querida amiga, eu escolheria o
Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura. O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
Sempre tive uma tendência muito forte para o azul e o meu namorado também adora o azul.
Sem dúvida gostaria de pintar uma parede de azul que iria simbolizar o começo de uma nova a vida a dois, tal como tu.
raquel faria

Sónia Costa disse...

Parede azul, uma boa escolha também.
Uma cor muito bonita, aposto que a vossa parede vai ficar um espectáculo.
O início de uma nova vida, de uma vida a dois, merece tudo de especial, sem dúvida. Um céu muito azul para ti, minha amiga.

Anónimo disse...

Uma casa colorida é uma casa alegre!
Para mim uma casa deve ter muita cor, claro que cada espaço deve ter a sua cor, ou então mais que uma tonalidade dentro da mesma cor.
A minha casa esta de facto toda colorida. Escolhi e verde para o meu quarto, é uma cor que transmite vigor, juventude, frescor, esperança e calma. Os outros quartos vou deixar para decorar quando tiver filhos, a carinhas deles irão certamente transmitir-me qual a cor que devo colocar.
Tenho também uma casa de banho laranja e gosto imenso. É uma cor quente e está tudo dito….
Na minha sala vou pintar uma parede em vermelho tal como os móveis da minha cozinha porquê é uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.
Não posso deixar de frisar que tenho muita madeira castanho-escuro, esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Com toda esta energia positiva que as cores iram transmitir, não irá certamente faltar nada para ser feliz.
Beijinhos da Liliana

Sónia Costa disse...

Liliana:

De facto a cor reina no teu espaço. E de certeza nada faltará para seres feliz!
É muito interessante esta partiha de opiniões e dicas.
Espero que gozes de todo o conforto, paz e a mor na tua "casinha".
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá!
Pelos vistos temos uma amiga em comum, quem sabe um dia a gente se cruza...
É com prazer que tive conhecimento deste blog, já pensei muitas vezes em fazer o mesmo "falar" para um espaço destes...mas tenho adiado, embora rascunhe muitas vezes numa folha de papel.
Quanto a este teu post vou dar a minha opinião:
O Laranja é realmente uma cor quente, preferia tal como a Raquel, o azul, até porque me faz lembrar o mar que tanto adoro, tal como o firmamento onde a gente pode deambular entre as Estrelas e o Luar e quem sabe até sonhar...
Mas...para uma casa onde se vive o dia a dia, deve pintar-se de uma cor neutra, o mais clara possivel, de preferência branca, transmite paz, serenidade, para além de se poupar energia porque não escurece. Na decoração, aí sim, deve vestir-se a casa de cores, mudando consoante a estação...no inverno de laranja, ou vermelho, almofadas e almofadões, abajours, montes de velas, na primavera escolhe-se outra cor e assim sucessivamente porque nos leva a pensar estar num ambiente diferente...
Mais importante ainda é pintarmos a casa, tal com a vida, de Amor, Amizade, Carinho, Respeito, Confiança, Tolerância, Tranquilidade, Serenidade para obtermos muita PAZ.
Um abraço amigo
Isabel Ferreira

Sónia Costa disse...

Isabel:

Obrigada pela tua participação.
Quando tiveres o teu espaço de partilha de textos, então avisa.
Cpncordo quando falas nas cores neutras. A minha casa é de cor neutra, um "champanhe" lindo, muito claro. Mas optei apenas pela parede da sala/cozinha (que é um espaço só) de laranja, para dar um pouco mais de vida a esse espaço.
Tenho um pouco as tuas ideias no que respeita à decoração: adoro velas e adoro redecorar a casa conforme a estação.
Continua a visitar estas páginas.
Beijinhos e boa semana

Anónimo disse...

Ola amiga ja ha muito tempo que nao lia os teus postes e agora ao ler este achei interessante pelo significado das cores,apesar de que eu acho que esse significado tambem depende um pouco de nos.Pois eu pintaria uma parede da minha casa de azul escuro,uma de vermelho e outra de amarelo.As outras paredes ja poderao ter umas cores quaisqueres mas essas tres cores estarao de certeza absoluta porque me encantam...porque amo o vermelho e o amarelo tranquiliza me...deixa me relaxada...e o azul escuro e para os meus momentos de solidao e inspiraçao...quando quero estar sozinha gosto de sitios escuros...faz me pensar melhor e tomar melhores decisoes.Ha coisas incriveis nao ha?e saber que sempre podemos conhecer mais as pessoas basta saber que cores preferem.Espero que tenhas ficadoa conhecer m,e um pouco melhor...e dizer te que com uma parede em laranja a casa ficara cheia de harmonia...

Isabel Ferreira

Anónimo disse...

Olá! Eu já pintei uma parede de uma sala minha de vermelho escuro. Na altura fi-lo porque aquela parede criava um cantinho à parte do resto da sala. O resultado foi muito bom. A sala tornou-se mais acolhedora e até mais pequena, o que não foi mau porque era um pouco grande. Claro que estas cores só podem ser usadas em espaços grandes. Em relação ao teu laranja, parece-me muito bem! É uma cor quente, alegre e com muito boas energias :)

Boa semana.

P.B. disse...

Olá

Olha, eu acho que fizeste uma boa escolha. O meu quarto neste momento está pintado de rosa, mas na altura foi uma escolha do meu pai. Acho que se fosse pintar agora o meu quarto seria com umas cores mais escuras.

Beijinhos Linda

Márcio disse...

Olá!
Eu cá se tivesse que escolher uma cor, não seria apenas uma, mas uma especie de mistura, tipo o azul e branco (a imitar o céu), ou o amarelo e laranja (o sol), vermelho e rosa (caso fosse pra menina)...
Mas laranja é sempre uma boa escolha... mas nunca fui de ligar a esses significados mitologicos das coisas para seguir uma escolha.

Sonhos e Devaneios disse...

A minha casa e amarela claro, e dentro um bege, eu nao sei se conseguiria conviver com cores fortes....sou do claro....o maximo que chegaria e ao azul claro...
joao

Anónimo disse...

FOI SEM DUVIDA UMA COR LINDA_

ESCOLHERAM MT BEM

_S FOSSECOMGO OPTVA PLO LARANJA TB

___________________
FELICIDADES NA CASINHA NOVA
-------------------

BEIJINHUSS