segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carnaval

Máscara de Veneza.

Esconde-se por baixo da máscara
Um palhaço triste e mudo.
A folia e o faz de conta
Não o fazem esquecer tudo.
A máscara fria e dura
Repleta de brilho e cor
Não fazem o nosso palhaço
Ficar indiferente à dor.
Faz de conta, palhacito
Que tudo é alegria,
Que neste dia carnavalesco
Se espelha o dia-a-dia.
Nem todo o dia é feliz,
Nem sempre se vive a dançar.
Mas neste dia se vê
Toda a gente representar.
Já é dia, já é noite
Já o Carnaval se acabou.
O nosso pobre palhacito
À rotina da vida voltou.
Sónia C.
Estas simples rimas que escrevi são um pouco daquilo que penso desta festa. Nunca liguei muito ao Carnaval. Nunca fiz questão de andar mascarada; andei umas duas vezes na primária, porque tínhamos de ir assim.
São dois ou três dias de completa folia e excessos que tentam fazer-nos esquecer do resto dos dias. Não vou muito nisso...
Até acho engraçado ver certas pessoas que parecem transformar-se e que nos fazem rir com as suas habilidades e brincadeiras. Mas estou a referir-me àqueles mascarados originais, que inventam as suas próprias máscaras em casa, que arranjam artefactos, como carrinhos de mão a transportar doentes, para se passearem pelas ruas da cidade. Já os outros, com fatos caros e brilhantes, em autênticos desfiles, não gosto muito. Mas também não podemos gostar todos das mesmas coisas; haja diversidade.
Quer gostem, quer não, um bom feriado a todos. O importante é aproveitar esta pausa semanal, cada um da forma que mais gostar.

2 comentários:

O Profeta disse...

O meu pensamento é gaivota
Entre as tempestades e as pedras negras
Meço o tempo pela chegada da Lua
Sou homem nu a que um deus dita regras

Boa semana


Bom carnaval


Doce beijo

laura disse...

Pessoalmente, também não sou grande apreciadora do Carnaval. Já não lembro a última vez que me mascarei. Acho graça a algumas brincadeiras que algumas pessoas conseguem criar, sem recorrer aos desfiles de fatos caros e exorbitantes (como referiste). Ontem à noite, fui com os meus pais e vi alguns disfarces originais e brincadeiras engraçadas... De resto, tal como dizes no poema, acaba a festa e volta-se à rotina. O que é preciso é que alguma desta boa-disposição de humor se mantenham, que bem precisamos.

Boa semaninha :D

**