quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Está frio hoje

"Batem leve, levemente,
como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim...

É talvez a ventania;
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento, com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudade, Deus meu!"


...
(Augusto Gil)

(imagem encontrada em http://olhares.aeiou.pt/)


Confesso que já tenho saudades do verdadeiro Inverno...Sobretudo agora perto do Natal, até que sabia bem o frio e a geada. Até as paisagens ganham outro encanto.
Hoje, talvez pela primeira vez este ano, vi os carros cobertinhos de gelo. Está um frio de rachar. No entanto, o sol brilha. Bem se diz que agora já só existem duas estações. E estou a ver que ainda passo o Natal a apanhar um sol quentinho, com os meus óculos escuros, e nada de lareiras... Confesso que prefiro o Natal tradicional, com frio, gorros, cachecóis, uma lareira acesa. Por mim, até podia nevar! Isso seria a cereja em cima do bolo. Sim, porque aqui, no meu Minho, não neva. E eu ia gostar tanto. Acho que vou pedir ao Pai Natal uns camiões de neve.
:-)
Um beijinho gelado para todos.

4 comentários:

P.B. disse...

Hoje esteve um gelo...
Lembrou Bragança com os seus graus negativo, à excepção do sol que não brilhava tanto e da neve, que lá, esporadicamente acontecia!

Claro que nós associamos o Natal ao frio, pois era assim o nosso Natal, todos À volta do fogão ou lareira para estarmos quentinhos...

Acho que não vamos ter um Natal com calor, mas a neve vinha mesmo a calhar...

Beijinhos

Si disse...

Estes dias de frio e sol, põem-me bem disposta, arrebitam-me da preguiça do aquecimento central e gelam-me a ponta do nariz, que começa a pingar...
Inverno assim, gosto, se nevasse mais bonito era de se ver, mas só se pudessemos ficar sentados à janela, a embaciar os vidros com o bafo da respiração. Já cheira a Natal, venha ele, que pelo menos nessa época fazemos de conta que somos todos felizes e solidários.

Anónimo disse...

olá, gostei do teu blog, e especialmente deste post. Sou de Faro, mas há um ano mudei-me para a Suiça, e para quem nunca tinha visto nevar, nem ver neve a sério, posso dizer que é algo incrível ver os flocos a cairem e a cobrirem tudo de branquinho, é mesmo lindo. Vou tentar enviar alguma da neve para ti!!!
Besitos

Anónimo disse...

lindoo

:DD

sem duvida nem podiamos sair de casa com tanto gelo nos vidros do carro..

e alem disso um Natal, sem os gorros e os chacecois nao tem a sua piada :)


um bjinhoo cheio de neve para ti :D