quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O gato que morava numa ilha

Ao ouvir uma qualquer música na rádio, lembrei-me de uma canção que aprendi na primária. Que saudades dessas cantigas. Apetece-me escrevê-la.
Vejam lá se conhecem a letra: Era uma velha, que morava numa ilha
E tinha um gato com os olhos cor de ervilha.
Mas esse gato era muito lambareiro
Tinha a mania e andava sempre ao cheiro.
Um certo dia, sem a velha dar por isso
Foi à despensa e roubou-lhe um chouriço.
O homem chega, ele chega para jantar
E vê a velha a soluçar.
"Mas ó mulher, o que foi isso?"
"Foi o nosso gato, que nos roubou o chouriço."
O homem pega logo no cacete
E põe o gato a andar de rabanete.


Alguém se lembra disto? E pronto...Era só para partilhar com vocês uma lembrança tão querida daquelas cantigas que cantavamos há uns anos atrás.

9 comentários:

Victor Cardoso disse...

Claro que sim!
Ainda por cima com crias pequenas a saltar pela casa.
A prova que a música quando é boa, ultrapassa as gerações.

Sónia Costa disse...

Victor - Aposto que então é uma casa muito animada.
Beijinhos e feliz Natal para si e para a pequenada.

laura disse...

Lembro, claro que lembro!! Lembranças boas... :D

Cerejinha disse...

Se eu me lembro disto??? Oh, se me lembro. Volta e meia ando a cantarolar esta e outras cantigas da minha infância.
:-)

P.B. disse...

Essa eu lembro-me especialmente como o meu irmao a cantava lindamente quando era bem pequeno...

Beijinhos

Luna disse...

Claro que me lembro. mas ficava sempre triste com o fim da cantiga, pois para mim o gatito tinha fome e não merecia que lhe batessem
beijos

Sónia Costa disse...

Laura - são de facto lembranças maravilhosas!

Cerejinha - Então é como eu, também dou por mim a cantarolar esta e muitas outras.

Multiolhares - Pois é...Coitado do gatito...

P.B. - A geração do teu irmão, além de cantar lindamente, fala demasiadamente....Eu que o diga...parecem papagaios daqueles muito chatos, nunca se calam.
;-)

Pedro Mota-Prego disse...

Felizmente, é das músicas de que nunca me esqueci, uma vez que o meu filhote de 5 anos está-me sempre a pedir para a cantar...

Anónimo disse...

Boa noite
Andava eu à procura desta letra completa para ensinar ao meu papagaio, quando dou com esta letra e outras parecidas, mas que não são iguais àquela que era cantada lá em casa - parece que lhe falta um verso, mas não é nenhum destes; a do cacete nunca foi cantada por nós :(
Vou colocar aqui, como cantávamos nas nossas viagens de férias - todos no carro - 9 pessoas!!!
ERA UMA VELHA QUE MORAVA NUMA ILHA - BIS
TINHA UM GATO COM OS OLHOS COR D'ERVILHA - BIS
E CERTO DIA, ENCONTRANDO UM CHOURIÇO - BIS
METEU NO BUCHO O PATIFE DO ENGUIÇO - BIS
E O DONO DA CASA, AO CHEGAR - BIS
ENCONTROU A MULHER A SOLUÇAR - BIS
MAS Ó MULHER O QUE TENS, O QUE FOI ISSO? - BIS
FOI O GATO QUE ME PAPOU UM CHOURIÇO - BIS
........ ?????......
E APARECENDO A POLÍCIA DE REPENTE - BIS
COMEÇOU A BATER EM TODÁ GENTE - BIS
E AQUI ESTÁ COMO SE ARMA UM REBOLIÇO - BIS
POR CAUSO DE UM GATO TER PAPADO UM CHOURIÇO ! - BIS

TEM UM BOM RITMO, E TENHO A CERTEZA QUE O MEU BICHANINHO VAI APRENDER A CADÊNCIA :) :)

MADALENA CRESPO, SINTRA