quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Hoje é o dia internacional para a erradicação da pobreza.
É triste que tenha de haver um dia assim.
É triste que nos dias de hoje se assista a situações extremas de pobreza, de fome, de frio, de doença, de dor.
É lamentável que de um lado se gaste tanto desmesuradamente e de outro se procure nos caixotes do lixo um naco de pão duro para poder enganar o estômago. Vocês sabem que isto que digo é verdade. Infelizmente...
Meio mundo reclama a ajuda do outro meio. Há tanta gente que não tem o leite e o pão ao acordar, que não tem um casaco para se agasalhar, que não tem possibilidade de comprar medicamentos quase que imprescindíveis. Crianças que não bebem água potável, não têm livros para ir para a escola. Para alguns de nós isto parece irreal, parece algo de tempos já muito antigos.
Mas não é. É bem real.
Sabem, às vezes a pobreza mora ao nosso lado. Quero dizer que há pessoas bem perto de nós, embora muitas vezes não nos apercebamos, que estão em dificuldades sérias. Ainda há muito pouco tempo ouvi da boca de uma mulher, uma mulher que trabalha de sol a sol para poder sustentar uma casa, o seguinte: "Acreditas que estes dias nem um cêntimo tinha na carteira? Fui para a cidade trabalhar e ia com a carteira sem nada..."
Custou-me ouvir isso.
Este é apenas um exemplo e não é de todo uma situação das mais graves.
Mas é para percebermos o quão perto de nós estará este drama.
Pelo menos não sejamos nós pobres de espírito.
Não gastemos ou estraguemos aquilo que muitos desejariam ter e não podem.
Era tão bom que não houvesse este dia internacional...

3 comentários:

Anónimo disse...

E saber que os países ricos se estão marimbando para resolver os problemas da fome em África, porque lhes convém que tudo contiune como está. Depois lançam estes dias para fingir que se preocupam. Cambada de hipócritas!

gisela disse...

ola,claro que me podes tratar por tu,olha adiciona-me no mensseger: gisela_luz@hotmail.com , adoro o teu blog muito lindo..

gisela disse...

e falndo agora no assunto em discussao,é muito triste ver tanta pobreza,mas quem pode mudar o que esta mal,nao muda,alem de que isto tem tendencia para piorar...